Hospedagem Compartilhada

Hospedagem Compartilhada

Dentro do mercado de hospedagem de site, basicamente existem dois tipos, os servidores de hospedagem compartilhada, e os dedicados. Nessa publicação trataremos sobre o assunto de hospedagem compartilhada, que é geralmente indicada para sites com um fluxo de informações e acessos simultâneos menores.

Neste tipo de serviço, o servidor é compartilhado entre várias pessoas ou empresas. Na prática, o que ocorre é a divisão dos recursos de um servidor entre vários clientes. Cada um usa seu espaço em disco e largura de banda individualmente, de acordo com o plano de hospedagem de site que adquiriu.

Serviços compartilhados, na sua grande maioria, utilizam um painel de controle que até mesmo o usuário mais leigo pode manusear sem problemas, por estar muito difundido no mercado, totalmente em português e com todos os recursos sempre à mão, o cPanel é uma ótima opção para usuários inexperientes.

 

Vantagens e Desvantagens

Vantagens: Uma das principais vantagens da hospedagem compartilhada é que, o provedor fica responsável pelas tarefas administrativas que demandam conhecimentos técnicos. A pessoa física ou pessoa jurídica que contrata uma hospedagem compartilhada tem de pouco a quase nada de preocupações, além de simplesmente, enviar seus arquivos, criar suas contas de e-mails e gerenciar as características comuns através do painel de controle. Manter um servidor de hospedagem ligado 24 horas, criar sistemas e rotinas de backup são tarefas árduas e que demandam alto investimento.

Outra grande vantagem é o valor do investimento, comparado a um servidor dedicado, a hospedagem compartilhada pode sair até 10 vezes mais em conta, custando entre R$ 2,00 até R$ 100,00.

Desvantagens: Em contra partida, os planos de hospedagem compartilhada têm algumas desvantagens que devem ser levadas em conta no momento da contratação, uma delas, é que caso seja necessárias configurações especificas do servidor, muitas vezes não será possível, além de que você tem um limite baixo na questão do número de visitantes simultâneos.

Outra desvantagem, é que quando um dos clientes que fazem o uso do mesmo servidor onde seu site está hospedado faz uso abusivo dos recursos, você pode ser diretamente afetado, caso o servidor não esteja com uma plataforma solida e bem configurada.

Também, geralmente em planos compartilhados, além dos recursos são compartilhados os endereços de IP (caso um IP dedicado não esteja incluso no plano) sendo assim, se você utiliza o servidor para envio de e-mails, por exemplo, poderá acontecer de seus envios serem rejeitados pelo destinatário porque um outro domínio que utiliza o mesmo IP compartilhado pode ter realizado um envio de e-mail em massa condenando o IP à uma blacklist.

 

Em uma próxima postagem será tratado sobre a hospedagem dedicada, onde poderão serem realizadas maiores comparações.